OPINIÃO 050 - Em setembro "O TEMPO E O VENTO" no cinema!


 
"Buenas e me espalho, nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
 
        No dia 27 de setembro deste ano estreia nos cinemas mais uma adaptação da obra imortal do escritor gaúcho Érico Veríssimo. Pelas minhas contas, vai ser a terceira adaptação (já tivemos "Um Certo Capitão Rodrigo" em 1971 e "O Tempo e o Vento" na Rede Globo em 1980).
 
        Estou esperando ansiosamente por esta nova adaptação, que também conta com produção da Rede Globo, cujo aparato tecnológico garante que, pelo menos em qualidade técnica, deve ser um ótimo filme.
        Sou um grande admirador de toda obra do Érico Veríssimo. Não foi à toa que minha esposa e eu demos seu nome a nosso filho. "O Tempo e o Vento" é uma joia rara da literatura nacional, pois trata do sul do Brasil de maneira universal, uma história que foi contada em centenas de países, em dezenas de idiomas. Trata de nossa história, fala de nossa geografia, das nossas pessoas. Se no últimos tomo se prende um pouco à questão política (Veríssimo toma partido, posiciona-se, e isto não agrada a todos), tem em todas as sete partes dos três tomos a presença constante do gaúcho e de seus costumes.
        Estou torcendo muito pelo sucesso do projeto! Nesta nova adaptação temos um diretor (Jayme Monjardim) e um elenco principal (Thiago Lacerda, Cléo Pires, Fernanda Montenegro, etc.) que vem de novelas da Rede Globo. Isto vai garantir mercado, bilheteria.  Estes "novos" atores terão um grande desafio pela frente: superar as magistrais interpretações da série em 1980, quando Glória Pires, Tarcício Meira e cia. construíram personagens que deram um rosto definitivo àqueles que estavam nas páginas das obras impressas. Se vai ficar bom, só o tempo e a estreia dirão.
        Convido a todos os amigos leitores do meu Blog a prestigiarem O Tempo e o Vento no cinema a partir de 27 de setembro deste ano. 
        Como são tão raros os momentos em que podemos ver na tela grande o nosso estado, uma oportunidade destas não pode passar em branco. Divulgue para seus amigos, compartilhando esta postagem!

ATENÇÃO: A estreia do filme foi adiada em uma semana, em função da Classificação Indicativa. Vai acontecer dia 27/09/2013, e não dia 20/09 como dito anteriormente.
 
        Logo abaixo, deixo para vocês já irem se preparando, o trailer do filme.
 
        Me segue no Twitter: @Le_Aquecimento
        Visita também o Blog Uma Outra Cor
 
 
 
 
       

Comentários